top of page

Carreira e Recolocação: Mais um ano de promessas?

Entramos no mês de agosto e ainda me pergunto o que podemos fazer diferente para reduzir esta multidão de pessoas em busca de recolocação no mercado de trabalho. Nesses 26 anos trabalhando com Recursos Humanos, onde visualizei e participei de transformações nas empresas incluindo, compra, venda e fusão, tive a impressão de que, a término do que havia sido planejado, empregos continuavam a surgir, empresas se remodelavam e inovavam para acompanhar o crescimento da tecnologia.

Mas hoje, depois de passarmos por anos totalmente atípicos, o que será que vamos levar como aprendizado, ou melhor, qual o aprendizado que estamos tendo agora de tudo isso?

Há tempos atrás, alguns dos meus artigos e palestras, comentava que para nos adaptarmos aos novos cenários, deveríamos ter primeiramente uma boa formação na área. Passado algum tempo o profissional deveria ter além disso, relacionamento para se conseguir um bom lugar no mercado de trabalho. Só que logo começamos a entender que as competências comportamentais são algo muito importante para as empresas e assim, seguimos com as questões técnicas, como idiomas, que hoje virou essencial.

Gente, será que chegamos no ápice da loucura? Só que não pára por aí! Hoje o profissional que não tiver essas 4 palavrinhas (FORMAÇÃO, RELACIONAMENTO, COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS E COMPETÊNCIAS TÉCNICAS), não tem espaço para este mundo tão competitivo.

Hoje as empresas abriram um leque de soluções, enquanto percebo que tudo se robotizou, mesmo com a nova condição e modelo do profissional. Com a chegada da pandemia, nos últimos anos, o que temos como maior modelo de trabalho é o home office e a cada dia com muito mais intensidade.

De fato, a única certeza que tenho é que precisamos estar sempre em contato com o novo, saber o que realmente queremos para nossas vidas e o que importa para cada um de nós.

Temos milhões de trabalhadores brasileiros que hoje ocupam cargos importantes e que vão precisar de novas capacitações nos níveis superior, técnico, qualificação profissional e aperfeiçoamento.

Mas o que devemos evitar a todo custo com tantas mudanças trazidas pela tecnologia e outros fatores é um a certeza de que neste novo mundo, ter a faculdade não é garantia de conhecimento e o conhecimento, por sua vez, não garante resultados. Então, atrelar seu sucesso profissional à sua formação acadêmica é o primeiro erro.

Enquanto tudo está mudando o tempo todo, o que precisamos é nos adaptar, é encontrar esse lugar onde somente cada um de nós sabe qual é.


18 visualizações0 comentário
bottom of page