top of page

Plano de Carreira como Estratégia de Engajamento

Ficar horas depois do expediente para terminar um projeto é uma situação cada vez mais corriqueira nas empresas brasileiras. O problema é quando o empenho do profissional não é reconhecido pelos gestores, o que pode se transformar em um gatilho para a frustração no ambiente de trabalho. Não à toa que mais de 44% dos colaboradores no mundo pretendem deixar seus empregos nos próximos cinco anos, enquanto 21% gostariam de sair em menos de dois anos, de acordo com estudo feito pela consultoria Hay Group com 5 milhões pessoas em 46 países.


Segundo a pesquisa que foi compilada no livro “O inimigo do engajamento profissional”, mais de um terço dos colaboradores em todo mundo não estão engajados. Esse cenário é crítico quando se leva em consideração o contexto de crise econômica e pandêmica e o momento em que as organizações precisam aumentar o desempenho para tentar sobreviver. Quando comparado com profissionais dos quatro cantos do mundo, os brasileiros aparecem como os mais engajados e com maior intenção de permanecer no emprego. No Brasil, as pessoas percebem que podem crescer na carreira. Além disso, existe uma questão cultural de pertencer a uma empresa de renome, independentemente do cargo. Aqui, ainda se veste a camisa, afirma Elton Moraes, consultor do Hay Group e co-autor do livro. O problema é que daqui a um tempo os brasileiros podem começar a se sentir frustrados por não terem autonomia ou por ver que as empresas não oferecem recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho.


O segredo para reter os colaboradores, segundo o especialista, é demonstrar com clareza as estratégias da companhia, ter uma política de benefícios, indicar os caminhos para os funcionários de como fazer para crescer e dar autonomia. A mudança cultural tem de vir de cima para baixo nas organizações.


Plano de Carreira como Estratégia de Engajamento


Conseguir reter talentos é o desafio de todas as empresas. A grande maioria se desdobra para atrair cada vez mais profissionais qualificados e comprometidos com resultados. Para isso, investem na melhora do ambiente de trabalho, no aumento de benefícios, em treinamentos com foco em motivação e em outras práticas de Gestão de pessoas.

O desenvolvimento e a aplicação de um plano de carreira é uma das práticas mais adotadas pelas empresas modernas. Essa prática não é um benefício apenas para o funcionário, mas também para a empresa. Ele contribui para a manutenção da motivação de seus colaboradores, transformando-se muitas vezes em um de seus principais diferenciais para a retenção de talentos.


No entanto, é importante que esse Plano de Carreira, esteja sincronizado com o a filosofia organizacional, assim como com as metas e objetivos estabelecidos em seu planejamento estratégico. O sucesso dessa aplicação se dará se houver o comprometimento de todos e o seguimento das regras definidas. O importante é que exista realmente a prática do que foi proposto, senão, poderá ocorrer resultados inversos: ao invés de motivação e crescimento corporativo, a empresa vivenciará os efeitos contrários à ideia inicial de aplicação do projeto.


Benefícios de um Plano de Carreira Para o Funcionário


Se para a empresa os benefícios são muitos, para o profissional não é diferente. Como tal planejamento é feito de maneira individual, esse é um momento importante de autoconhecimento, onde ele terá que pensar em seu futuro, em seus valores e em suas crenças. A junção de tudo isso possibilitará o primeiro passo para definir e fazer acontecer o seu futuro profissional.


O plano também ajuda o colaborador a ter foco e diminui um dos maiores males do século: a ansiedade. Tendo plena consciência de onde se está e onde quer chegar, os caminhos para conquistar tal objetivo se tornarão muito mais fáceis.


O plano de carreira ajuda o funcionário a ter visão de futuro. Com isso, até a tomada de decisões dele será mais assertiva e concreta, fazendo com que se sinta bem no local onde trabalha e motivando-o a ser mais produtivo, o que é bom para ele e para a empresa.


Por meio desse planejamento, é fácil ficar estimulado e, com isso, praticar ações em prol do seu crescimento profissional. Por isso, se a sua empresa ainda não possui um, trate já de começar a desenvolvê-lo imediatamente. Depois, é só aproveitar os benefícios que ele proporcionará a todos!


Principais Benefícios da Implantação de um Plano de Carreira


  • Normatizar internamente a promoção e a progressão das carreiras na empresa;

  • Ter uma Política de retenção dos melhores talentos;

  • Aplicar uma política agressiva de remuneração em relação ao mercado;

  • Adotar uma estratégia para consolidação da qualidade da mão de obra;

  • Atrair potenciais talentos da concorrência;

  • Regularizar o equilíbrio interno x externo, na comparação com outras empresas, sendo fonte motivadora pela alta diminuição do turn over;

  • Servir de instrumento motivacional;

  • Eliminar as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas, entre outros;

  • Outro ponto positivo está relacionado à imagem da corporação no mercado. Se ela for positiva por cuidar bem da carreira de seus colaboradores, outros profissionais irão desejar fazer parte dessa equipe.

15 visualizações0 comentário
bottom of page