Coaching, um Processo de Mudança



O coaching tem crescido aceleradamente nos últimos anos tanto no Brasil como no mundo e se apresenta como uma ferramenta eficiente e eficaz nos processos de liderança e desenvolvimento das pessoas, seja na vida pessoal como dentro das organizações.

Costumo dizer que a prática de coaching representa possibilidades de aplicação sem limites! Mas afinal como promover mudanças positivas e atingir metas e objetivos de forma sustentável? Eu só vejo uma forma: mudando seus comportamentos.


Ao desenvolver um processo de Coaching, é percebível a mudança já na primeira conversa que realizo com meus coachees. Está pratica onde o profissional se dá conta que aquele momento é dele e para ele, favorece mudanças inovadoras que desperta e propõe ideias que estão ali guardadas, mas que não eram percebidas e por isso, não conseguia ter acesso. O processo é baseado na realidade do coachee, com metas bem definidas, trabalhando-se com objetividade. Estabeleço uma fase inicial de investigação ou exploratória onde o foco é encontrar o ideal da pessoa, ou seja, aquilo que se pretende alcançar. É aí que entra o processo de desenvolvimento como um inventivo.


No meu processo sempre utilizo ferramentas comportamentais que juntas a uma comunicação assertiva, temos excelentes resultados. Acredito que é esta junção que mostra de forma objetiva suas potencialidades e qual melhor caminho a seguir diante de qualquer situação, seja na vida pessoal ou profissional.


Como o processo de Coaching significa treinar, ensinar, instruir, preparar, a responsabilidade do Coach é dar subsídios para que as pessoas envolvidas possam ter conhecimento, habilidades atitudes necessárias para, diante das oportunidades, agir em direção aos objetivos que são definidos desde o primeiro encontro. Este desenvolvimento acontece, por meio de orientações e feedback, envolvendo etapas motivacionais, o monitoramento do desempenho e o despertar para uma reflexão que gere mudanças positivas nele mesmo.


Eu atuo há mais de 25 anos na área de Recursos Humanos e há 10 anos me dedico quase que exclusivamente aos processos de Coaching. O que ainda percebo é que vivemos diariamente com tanta tecnologia ao nosso dispor, onde a cada momento surgem novidades, onde as disputas de poder estão separando pessoas, e com isso, fazendo esquecerem de si mesmos, da sua essência, do que realmente é importante, seja a família, os amigos ou simplesmente, parar para pensar em si mesmo. Isso não acontece porque a tecnologia é ruim ou porque evoluir constantemente é desnecessário. Muito pelo contrário, mas para isso, o acompanhamento é essencial para dosar a necessidade de cada um, para que a vida seja aproveitada como um todo, visto que cada um tem suas necessidades e desejos.


O mundo hoje, está longe de ser o mundo que conhecíamos há duas décadas atrás, houve muitas mudanças na política, na tecnologia, na economia e na sociedade de um modo geral. O processo de Coaching, ajuda exatamente neste ponto. Mostrar para as pessoas o que realmente é importante na sua vida, de forma a dar toda a segurança necessária para viver melhor e feliz, entendendo o que precisa, para sair da famosa “zona de conforto”.


“O coaching revela o melhor de você, algo que a instrução não faz. ”


O relógio da vida está passando. Venha você também conhecer este processo de mudança.


Monica Rizzatti

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo